Aproveitando a conexão no Panamá

O Panamá é um dos principais HUBs das Américas. Devido a sua localização geográfica, é muito utilizado em voos oriundos do Brasil com destino a América Central e América do Norte. A principal companhia que opera no Aeroporto de Tocumen é a Copa, mas também há alguns voos da United e Avianca.

 

Dá para sair do aeroporto e conhecer a cidade?

Sim, mas isso depende de quanto tempo você tem. Se sua conexão tem 5 horas ou menos, não recomendo sair do aeroporto. Entre os trâmites migratórios de entrada no país, alfândega, transito e tramites migratórios de retorno para o embarque, perde-se bastante tempo e você corre o risco de perder o voo.

Neste caso, aproveite para passear um pouco pelo aeroporto, visitar as diversas lojas Free Shop e fazer algumas comprinhas. Alimentação no aeroporto é cara, como sempre. Uma garrafa de água pode custar até 5 dólares.

Mas se você possui 6 horas ou mais disponíveis, aproveite para conhecer as terras panamenhas.

Antes de embarcar

Se você pretende sair do aeroporto no Panamá, lembre-se de alguns detalhes antes da viagem:

  • Carteira de vacinação internacional – a vacina contra a Febre Amarela é obrigatória para quem desembarca no Panamá. Você precisa se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem e solicitar a carteira internacional em alguma agência da ANVISA. A vacina vale pela vida toda. Clique aqui para saber mais
  • Bagagens – não leve muita bagagem de mão que será complicado para carregar em seus passeios pela cidade. Mas leve todo o necessário pois você não terá acesso às bagagens despachadas no aeroporto.
  • Fuso horário – fique atento a mudança de horário no Panamá para não perder o voo. A diferença costuma ser de 2 horas em relação ao Brasil.
  • Contrate um transporte – recomendo sair do Brasil já com o transporte contratado, para evitar perder tempo no aeroporto e ainda acabar pagando mais caro. Negocie antecipadamente.

 

O que visitar

CanaldoPanama

O Panamá é um país pequeno quando comparado ao Brasil, mas muito bonito e vale a pena ser visitado. Em minha conexão de aproximadamente 12 horas, este foi o roteiro que seguimos:

  • Canal do Panamá – Eclusas Miraflores: Conheça esta maravilha da engenharia moderna
  • Albrook Mall: o maior shopping do Panamá e um dos maiores das américas.
  • Casco Antíguo: é o centro histórico do Panamá, com diversas construções antigas.
  • Cidade Nova: aqui estão os edifícios modernos, a região mais promissora do Panamá

Em poucas horas você consegue visitar todos estes locais. Mas se puder estender um pouco mais a estadia, por que não ficar pelo menos uma noite no Panamá? Aproveite para curtir as belas praias da América Central.

 

Quer economizar em sua viagem?

Reserve utilizando os links abaixo. Aqui você compara os melhores preços e economiza:

Hotéis: Booking – Clique Aqui

Seguro Viagem: World Nomads – Clique aqui

Passeios: Viator – Clique Aqui

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *