As piscinas sulfurosas de Hierve el Agua

Hierve el Agua é um parque localizado no estado de Oaxaca, México. O local tem um conjunto de cascatas petrificadas. Devido ao excesso de carbonato de cálcio e outros minerais na água, as antigas cascatas foram se transformando em incríveis monumentos rochosos. Estes foram formados ao longo de milhares de anos, com um processo semelhante ao que forma estalactites em cavernas.

Cascata petrificada

As cascatas possuem entre 12 e 90 metros de altura, e são únicas no continente americano. Algo semelhante apenas pode ser encontrado na Turquia.

A principal cascata de Hierve el Agua

Devido a alta concentração de minerais, muitos acreditam no poder curativo desta água. Há cerca de 2500, habitaram neste local os Zapotecos, que consideravam este local sagrado. Ali construíram um sistema de irrigação próprio, cujos vestígios podem ser observados pelos visitantes.

A água parece sair da terra fervendo, como na foto abaixo (Hierve el
Agua, do espanhol, significa Água que Ferve). Na verdade, são bolhas
formadas por gases de enxofre que saem através de fendas entre as
rochas.

Água parece ferver devido às bolhas de enxofre

Atualmente, o local conta com piscinas artificiais, que alimentadas com esta água tornaram-se muito procuradas pelos turistas. A temperatura da água está entre 22 e 25º C, proporcionando aos visitantes um agradável banho com uma vista incrível.

Piscina sulfurosa de Hierve el Agua

 

Zapotecos acreditam no poder de cura desta água.

O local também conta com banheiros, uma pequena estrutura para aqueles que quiserem passar a noite no local e também uma pequena feirinha, com artesanatos e comidas típicas.

Feira de comidas típicas de Oaxaca

 

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *