Como tirar o visto americano?

Para brasileiros que pretender visitar os Estados Unidos, o visto é obrigatório e precisa ser solicitado com antecedência. O visto mais solicitado é do tipo B1/B2 destinado a turismo, tratamento médico e negócios. Este visto tem validade de 10 anos após a emissão. Para obter seu visto, basta seguir os passos abaixo:

 

1. Obtenha um passaporte válido

passaporte

Antes mesmo de fazer o preenchimento do formulário, você precisa estar com o seu passaporte válido pelos próximos seis meses. Se seu passaporte está a poucos meses da data de validade, você precisará solicitar um novo antes de iniciar os tramites para o visto.

Se você precisa de auxílio para obter seu passaporte, clique aqui e obtenha maiores informações.

2. Preencha o formulário DS-160

visto-americano-DS-160

Com o passaporte em mãos, você precisará preencher o formulário de solicitação de vistos DS-160. É um formulário online disponível no site do governo americano. Ali você deverá selecionar em qual consulado estará fazendo sua solicitação (Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). Deverá então informar detalhes sobre seu passaporte, vínculos familiares, histórico educacional e profissional, viagens já realizadas para o exterior, planos de viagem e informações de segurança.

O formulário deve ser obrigatoriamente preenchido em inglês. Se você preencher o formulário em português, ele não será aceito. O conhecimento do idioma é fundamental para realizar a solicitação, pois qualquer pergunta que seja mal compreendida e respondida de maneira incorreta poderá acarretar na recusa do seu visto.

Precisa de auxílio para preencher o formulário? Clique aqui e entre em contato conosco.

3. Pague as taxas e agende a entrevista

agendamento-visto-americano

Após preencher o formulário completo e imprimir o comprovante de sua solicitação, você precisará pagar a taxa de 160 dólares ao governo americano. Para isso, é necessário acessar outro site (também em inglês) e realizar o pagamento através do cartão de crédito ou boleto.

Após o processamento do pagamento, o site disponibilizará as datas para realizar o seu agendamento para o visto. Você precisará realizar dois agendamentos (geralmente em dois dias diferentes): um para foto e impressões digitais no CASV e outro para a entrevista no consulado.

4. Visita ao CASV

Deve ser o primeiro agendamento. No CASV você deverá apresentar seu agendamento e comprovante da solicitação, acompanhado de seu passaporte. Serão escaneadas as impressões digitais dos seus 10 dedos e também será realizada a foto para o visto. Programe-se para chegar com antecedência.

5. Entrevista

A entrevista é realizada no consulado. Para a entrevista, além de levar o passaporte, comprovante do agendamento e de sua solicitação, leve também documentos comprobatórios das informações fornecidas no DS-160, pois poderão ser solicitados. Além disso, é muito importante levar documentos que comprovem condições financeiras para comprovar que possui recursos financeiros para realizar o pagamento de sua viagem na totalidade (incluindo passagens aéreas de ida e retorno, hospedagem, alimentação e demais despesas). Também pode ser necessário comprovar vínculos com o Brasil, mostrando que você retornará ao país de origem após sua viagem.

Livro-Visto-Americano

Precisa maiores informações? Clique aqui para baixar gratuitamente o e-book com todos os detalhes sobre o processo de obtenção do visto americano, e também dicas para sua entrevista no consulado.

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Um comentário em “Como tirar o visto americano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *