Europa: novas regras para turistas
Pensando em viajar para a Europa em breve? Fique atento às novas regras da imigração
Hoje é muito fácil para os brasileiros viajarem à Europa: basta comprar a passagem e apresentar seu passaporte. Pronto. Você já pode visitar qualquer país da região sem necessidade de visto, sem burocracia. Apenas o seguro de viagem é obrigatório para qualquer viajante e pode ser exigido na imigração.
Visando barrar a imigração ilegal e em virtude de ameaças terroristas, a União Européia propõe criar novas regras e ampliar o controle de fronteiras. Das 5 medidas propostas, uma chama atenção de nós, viajantes: o ETIAS – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. O sistema visa controlar a entrada de visitantes que não precisam solicitar visto (incluindo brasileiros).
O projeto que será apresentado para aprovação legislativa, prevê que todos viajantes solicitem uma autorização de viagem antecipadamente. Para isso, além de inserir suas informações pessoais neste formulário on-line, devem responder a algumas perguntas, algo semelhante ao necessário para solicitar o visto americano.
Estima-se que ao solicitar a autorização de viagem, cada pessoa deverá pagar uma taxa equivalente a 50 Euros, embora esta informação ainda não foi confirmada oficialmente e depende de aprovação.
Pois é. Aqui na España já faz anos que para entrar, o turista que não quer correr o risco de voltar para casa sem conhecer o país, deve apresentar uma carta convite que é solicitada na polícia nacional, por um amigo que vive aqui. E essa carta tem o valor de 80€.
É verdade, Rubem. A Espanha é um dos países mais rígidos quanto a entrada de estrangeiros. Muitas vezes vale a pena entrar na Europa por outros países como França ou Alemanha e então seguir para a Espanha sem precisar passar pela imigração.