Mar que Brilha no Escuro

Se você se deparar com uma imagem dessas, não pense que são ondas radioativas causadas por um acidente nuclear :p  É apenas um fenômeno raro da natureza que chama muito a atenção e desperta a curiosidade de todos.

A bioluminescência é um processo natural através do qual alguns organismos vivos produzem luz. No caso destas praias, o fitoplâncton presente na água produz luz quando entram em contato com o oxigênio, o que ocorre por exemplo com o movimento das ondas.

 

 

Esse fenômeno é muito conhecido em praias como Vaadhoo (Maldivas), Laguna Grande (Puerto Rico), Playa de Campeche e Laguna de Manialtepec (México). Mas em virtude das correntes marinhas, temperatura da água e outros fatores, pode apresentar-se também em outras localidades. Isto ocorreu nesta semana no litoral paulista, chamando a atenção dos visitantes e moradores. Geralmente isto passa despercebido em virtude da forte iluminação das praias. É mais comum ser observado em praias desertas sem iluminação.

 

 

 

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *