Novidade: Vacina contra febre amarela

São vários os destinos que exigem a vacina contra febre amarela para permitir sua entrada no país. Alguns deles são destinos muito procurados por brasileiros, como Austrália e Bahamas.

Até então, viajante precisavam vacinar-se pelo menos 10 dias antes de suas viagens. A vacinação era então valida por 10 anos, sendo necessário um reforço. Agora a situação mudou, e foi para melhor.

Conforme publicações da Organização Mundial da Saúde em 2014, especialistas e epidemiologia já recomendavam que uma dose seria suficiente para a proteção contra a doença, sem a necessidade do reforço a cada década. Entretanto, o Regulamento Sanitário Internacional (acordo entre os 193 países para a prevenção de epidemias globais) continuava exigindo a reaplicação.

Neste mês, a OMS atualizou o regulamento (link em inglês), tornando uma única dose da vacina valida para a vida toda. Você não precisa mais repetir a vacinação.

Os novos certificados emitidos já contemplam a informação que é “valido para toda a vida”. Mesmo se seu certificado é anterior a alteração, ou se tomou a vacina há muitos anos, a regra é a mesma: o certificado continuará válido para sempre, e data de validade da vacina pode ser desconsiderada pelas autoridades sanitárias, sem necessidade de qualquer alteração.

Sua viagem para a África ou caribe agora ficou mais simples: vacine-se uma vez e ficará protegido para sempre. Aproveite para vacinar-se gratuitamente em um posto de saúde o quanto antes e nunca mais se preocupe com isso. Após a vacina, basta ir a um centro de atendimento da ANVISA para emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Atenção pois a lista de países que exigem a vacina altera-se constantemente. Consulte aqui se o destino para o qual pretende viajar exige a vacina

 

Com informações do site boardingarea.com

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *