O Refúgio dos Papagaios

O Parque Nacional do Superagui é uma grade área de preservação ambiental localizada no litoral paranaense. Um excelente opção para curtir a natureza e relaxar, fugindo da agitação da vida urbana e aproveitando a tranquilidade da ilha.

Superagui

O local é habitat natural de muitos animais marinhos, répteis e aves, alguns deles ameaçados de extinção. É o caso do Papagaio da Cara Roxa, também conhecido como Papagaio Chauá, que é encontrado apenas na Mata Atlântica, no trecho entre São Paulo e Santa Catarina. Estima-se que existam apenas 6.700 papagaios desta espécie, sendo que 5.000 estão no Paraná.

Papagaio-cara-roxa
Divulgação SPVS

A Ilha do Pinheiro, que faz parte de Superagui, é o abrigo do Papagaio da Cara Roxa. Ali estabelecem seus ninhos e passam as noites. Diariamente, centenas de pássaros partem da Ilha em direção ao continente em busca de alimentos. No final da tarde, retornam para sua “casa”, sempre em pares. São aves monogâmicas, que mantém-se fiéis ao seu parceiro até o final da vida.

Ilha-Pinheiro

Um lindo espetáculo da natureza, que acontece sempre ao por do sol, um voo acompanhado pela sinfonia de seu canto que abrilhanta o céu e alegra o passeio dos que visitam o local.

Papagaio-da-cara-roxa

Papagaio-Voando

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *