Os Atlantes de Tula

Tula de Allende é uma cidade localizada a pouco mais de 1 hora da Ciudad de México. A cidade não é muito grande. Ao chegar, você pode fazer um rápido passeio pelo centro da cidade e conhecer um pouco da vida cotidiana dos habitantes.

O principal atrativo turístico é a zona arqueológica. Ali existiu a cidade pré-hispânica de Tula Xicocotitlán, a capital dos Toltecas, um dos povos indígenas que habitou o México antes da chegada dos espanhóis. Ao longo de 4 séculos, eles chegaram a ocupar uma área de 17 km². Logo na chegada, você encontrará o museu de sítio. Apesar de pequeno, conta com artigos únicos preservados durante séculos que representam a cultura Tolteca.

Tula4

Tula3

Em meio às ruínas arqueológicas observamos os famosos Atlantes de Tula. São estátuas com 4,60 metros de altura que representam guerreiros do alto escalão, responsáveis pela manutenção do império Tolteca por 4 séculos. As pilastras que encontram-se próximas aos Atlantes representavam os governantes.

Tula1

Segundo arqueólogos, estas pilastras sustentavam um teto, formando um templo ao topo desta pirâmide (chamada de edifício B). Foi o principal edifício da cidade, de grande importância política e religiosa.

Tula5

Ao lado do edifício B encontra-se o que conhece-se hoje como Palácio Queimado. Como o próprio nome indica, parte desta construção foi destruída durante um incêndio ao final da ocupação Tolteca. Acredita-se que o local era utilizado como conselho, onde conselheiros e juízes auxiliavam o governante na tomada de decisões.

Tula2

 

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *