Qual seguro de viagem tem melhor custo-benefício?

Quando você está planejando uma viagem internacional, não pode esquecer de contratar um seguro de viagem. Mas realmente é necessário?

Todos sabemos dos problemas do Sistema Único de Saúde no Brasil, que deixa muito a desejar. Entretanto, vale destacar que em muitos países a situação é muito pior: sequer existe um sistema público de saúde. Se precisar de atendimento médico, pagar pelo atendimento é a única alternativa. E isso muitas vezes pode sair muito, muito caro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe atendimento gratuito. De acordo com informações do Governo Americano, uma simples consulta médica custa 150 dólares em média, enquanto uma visita ao pronto socorro custa em média 1.000 dólares. Mesmo se a sua saúde está 100%, você tomou todas as vacinas e fez seu check-up antes da viagem. Se você escorregou no piso molhado e quebrou o braço, o custo hospitalar para este tratamento pode custar até 20.000 dólares. Sim, 20.000 dólares.

Por isso costumo dizer que você não tem a opção de escolher um seguro, e sim a obrigação de escolher um seguro.

Mas qual opção escolher?

Existem diversos seguros disponíveis no mercado. Aqueles oferecidos pelas companhias aéreas no momento que você compra sua passagem geralmente custam um pouco mais caro que as demais opções do mercado. Tudo depende de suas necessidades. Você pode optar por seguros econômicos como por exemplo Mondial Assistance, ou o conhecido Assist Card.

O seguro que considero ter o melhor custo-benefício é o da empresa World Nomads. A empresa australiana é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus serviços. Não é por menos que é recomendada pela National Geografic e Lonely Planet. Enquanto os seguros em geral limitam a cobertura em 20 ou 30 mil dólares (pouco para países como EUA), o seguro da World Nomads é ILIMITADO. Ou seja, seja qual for seu custo médico, estará integralmente coberto.

O seguro World Nomads possui cobertura integral para esportes radicais tais como ski, mountanbike, escalada ou salto de paraquedas. Os seguros convencionais costumam cobrar muito mais caro por isso, quando oferecem. Além disso, esta opção permite que você mesmo escolha o hospital/médico de sua preferência, enquanto em outros você deve comparecer na rede credenciada.

Você também recebe benefícios adicionais como indenização caso sua bagagem seja furtada ou extraviada, indenização caso sua viagem seja interrompida ou cancelada, custo para reposição de documentos, custos com advogados, dentre outros. Faça uma simulação:

 

Existem algumas desvantagens quando comparado aos seus principais concorrentes. Ele possui um custo ligeiramente superior em alguns casos, mas vale a pena pois a cobertura é muito maior. Infelizmente o seguro não possui convênios com hospitais. Portanto, você terá que pagar pelas despesas e em seguida será reembolsado. O reembolso é muito fácil, pode ser solicitado online. Existe uma franquia de $100 se necessário acionar o seguro, e o atendimento em português ainda não está disponível.

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *