Tulum: O paraíso no Caribe

De todos os lugares que já visitei, Tulum é um dos mais impressionantes. Esse destino contempla tudo o que eu mais gosto de ver quando viajo: História, Cultura, Praia e Natureza.

Tulum-Mexico

História

A cidade foi construída pelos maias há aproximadamente 1.000 anos. Foi um importante porto mercante durante anos, sendo utilizado para o comercio com outros povos da região até a chegada dos espanhóis em 1518.

 

A cidade Maia de Tulum é protegida por uma muralha que chega a ter 6 metros de espessura. Algumas portas ao longo dela concedem o acesso à antiga vila pré-hispânica.

Muralha-Tulum

Entrada-Muralha-Tulum

Interior-Muralha-Tulum

A antiga cidade possuía cerca de 50 construções entre templos religiosos, edifícios governamentais e algumas residências. A região demarcada pela muralha era elitizada, sendo que apenas aqueles com papel importante (como sacerdotes, engenheiros e astrônomos) habitavam esta área.

Maia-Tulum

Ruinas-Tulum

Tulum-Cancun

Sitio-Arqueologico-Tulum

Ruina-Tulum

Tulum-Ruinas

A principal construção é o Castillo (castelo). No período noturno, colocavam-se tochas para que os navegantes identificassem o local, atuando como um farol. Sua fachada era pintada de cores vivas, com algumas esculturas.

 

Cultura

Além da função de farol, o Castillo também desempenhava funções religiosas, onde eram realizadas cerimônias e sacrifícios. Há uma plataforma que, segundo historiadores, era utilizada para danças durante alguns rituais. No nível do primeiro piso, haviam dois templos onde eram depositadas oferendas que coloriam o ambiente. No templo superior eram realizadas as principais cerimônias.

Os Deuses Maias estavam presentes em vários elementos da natureza: alguns se manifestavam nos astros ou por fenômenos atmosféricos como a chuva, outros em plantas ou animais.Castelo-Tulum

Cada época do ano e cada atividade cotidiana era marcada por um ritual dedicado a um Deus específico, para que o trabalho humano fosse recompensado com ótimos resultados.

Tulum era dedicada ao deus Vênus. Outro Deus também importante era Ek Chuah, Deus do Comércio.

Deuses-Maias

Praia

Tulum está em uma região litorânea, no mar do Caribe. O azul do mar é tão forte que não parece real. É uma paisagem de cartão postal. Águas límpidas, transparentes e tranquilas. Não existem palavras suficientes para descrever a beleza das praias caribenhas.

Palmeira-Tulum

Fernando-Tulum

Animais-Tulum

Praia-Tulum

Tulum-Praia

Natureza

A região é uma área de preservação ambiental. As ruínas estão dentro de um parque nacional. Portanto é totalmente preservado, sem construções ou qualquer outra incursão da vida moderna. Tudo o que vemos é natureza, praia e ruínas. É também uma área de reprodução de tartarugas, e  se tiver sorte poderá ver alguma por ali.

Fauna-Tulum

Tulum-Iguana

Natureza-Tulum

O passeio é muito interessante, mas o parque não é muito extenso. Algumas pessoas fazem a visita em 1 hora. Eu adorei o local e aproveitei ao máximo, tomando banho de mar e caminhando pela orla da praia, conhecendo outros locais adiante do parque, portanto meu passeio levou cerca de 5 horas.

Como Chegar

Tulum está localizada a cerca de 130 km de Cancún (aproximadamente 2 horas de viagem), é um dos melhores passeios da região. Se estiver de carro, basta seguir pela Carretera Cancún – Tulum 307. Tulum está a cerca de 60 km de Palya del Carmen, portanto convém mais visitar quando estiver por ali.

Poderá contratar um tour a partir de USD $58,00, consulte mais detalhes e faça sua reserva CLICANDO AQUI.

Outra opção é utilizar o transporte público. Ônibus da empresa ADO realizam o trajeto, basta consultar no site da empresa os horários e disponibilidade clicando aqui. São veículos confortáveis, e deixam você a cerca de 10 minutos caminhando da entrada do parque. Quem vai de carro precisa deixar o veículo no estacionamento em frente à parada de ônibus e caminhar a mesma distância (ou optar pelo trenzinho que leva até o local).

************

Quer economizar em sua viagem?

Reserve utilizando os links abaixo. Aqui você compara os melhores preços e economiza:

Hotéis: Booking – Clique Aqui

Seguro Viagem: World Nomads – Clique aqui

Passeios: Viator – Clique Aqui

 

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *