Tulum: O paraíso no Caribe
De todos os lugares que já visitei, Tulum é um dos mais impressionantes. Esse destino contempla tudo o que eu mais gosto de ver quando viajo: História, Cultura, Praia e Natureza.
História
A cidade foi construída pelos maias há aproximadamente 1.000 anos. Foi um importante porto mercante durante anos, sendo utilizado para o comercio com outros povos da região até a chegada dos espanhóis em 1518.
A cidade Maia de Tulum é protegida por uma muralha que chega a ter 6 metros de espessura. Algumas portas ao longo dela concedem o acesso à antiga vila pré-hispânica.
A antiga cidade possuía cerca de 50 construções entre templos religiosos, edifícios governamentais e algumas residências. A região demarcada pela muralha era elitizada, sendo que apenas aqueles com papel importante (como sacerdotes, engenheiros e astrônomos) habitavam esta área.
A principal construção é o Castillo (castelo). No período noturno, colocavam-se tochas para que os navegantes identificassem o local, atuando como um farol. Sua fachada era pintada de cores vivas, com algumas esculturas.
Cultura
Além da função de farol, o Castillo também desempenhava funções religiosas, onde eram realizadas cerimônias e sacrifícios. Há uma plataforma que, segundo historiadores, era utilizada para danças durante alguns rituais. No nível do primeiro piso, haviam dois templos onde eram depositadas oferendas que coloriam o ambiente. No templo superior eram realizadas as principais cerimônias.
Os Deuses Maias estavam presentes em vários elementos da natureza: alguns se manifestavam nos astros ou por fenômenos atmosféricos como a chuva, outros em plantas ou animais.
Cada época do ano e cada atividade cotidiana era marcada por um ritual dedicado a um Deus específico, para que o trabalho humano fosse recompensado com ótimos resultados.
Tulum era dedicada ao deus Vênus. Outro Deus também importante era Ek Chuah, Deus do Comércio.
Praia
Tulum está em uma região litorânea, no mar do Caribe. O azul do mar é tão forte que não parece real. É uma paisagem de cartão postal. Águas límpidas, transparentes e tranquilas. Não existem palavras suficientes para descrever a beleza das praias caribenhas.
Natureza
A região é uma área de preservação ambiental. As ruínas estão dentro de um parque nacional. Portanto é totalmente preservado, sem construções ou qualquer outra incursão da vida moderna. Tudo o que vemos é natureza, praia e ruínas. É também uma área de reprodução de tartarugas, e se tiver sorte poderá ver alguma por ali.
O passeio é muito interessante, mas o parque não é muito extenso. Algumas pessoas fazem a visita em 1 hora. Eu adorei o local e aproveitei ao máximo, tomando banho de mar e caminhando pela orla da praia, conhecendo outros locais adiante do parque, portanto meu passeio levou cerca de 5 horas.
Como Chegar
Tulum está localizada a cerca de 130 km de Cancún (aproximadamente 2 horas de viagem), é um dos melhores passeios da região. Se estiver de carro, basta seguir pela Carretera Cancún – Tulum 307. Tulum está a cerca de 60 km de Palya del Carmen, portanto convém mais visitar quando estiver por ali.
Poderá contratar um tour a partir de USD $58,00, consulte mais detalhes e faça sua reserva CLICANDO AQUI.
Outra opção é utilizar o transporte público. Ônibus da empresa ADO realizam o trajeto, basta consultar no site da empresa os horários e disponibilidade clicando aqui. São veículos confortáveis, e deixam você a cerca de 10 minutos caminhando da entrada do parque. Quem vai de carro precisa deixar o veículo no estacionamento em frente à parada de ônibus e caminhar a mesma distância (ou optar pelo trenzinho que leva até o local).
************
Quer economizar em sua viagem?
Reserve utilizando os links abaixo. Aqui você compara os melhores preços e economiza:
Hotéis: Booking – Clique Aqui
Seguro Viagem: World Nomads – Clique aqui
Passeios: Viator – Clique Aqui