Um passeio pela Isla Roqueta

Se estiver em Acapulco, reserve um dia para conhecer a Isla Roqueta, uma bela ilha a cerca de 30 minutos navegando da cidade.

Antes mesmo da saída, algumas crianças estão na água ao redor do barco pedindo moedas. Quando alguém joga uma moeda na água, eles mergulham sem nenhum equipamento até pegar, e retornam para a superfície com a moeda como trunfo de sua habilidade. É incrível sua capacidade respiratória.

No caminho, outros artistas chamam a atenção de todos: os clavadistas. Altamente treinados, estes atletas saltam do topo das encostas em direção ao mar. Fazem isso em meio a rochas e ondas, uma manobra muito arriscada que merece aplausos. Seus saltos são minunciosamente calculados, de modo que encontram a água no momento da maré mais alta.

A viagem continua, e após alguns minutos de navegação, a tripulação remove as tampas de madeira do fundo do barco, dando destaque ao fundo de vidro deste barco. Em determinado ponto do passeio, é possível visualizar no fundo do mar uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e das Américas.

roqueta-4

Assim que nos aproximamos mais da ilha, começam a aparecer os peixes. Um mergulhador desce do barco e, com algumas ostras, atrai a atenção de vários peixes. Através do fundo de vidro podemos ver o cardume de peixes que vai comer nas mãos do mergulhador.

O barco atraca na ilha, e todos podem agora aproveitar a bela ilha Roqueta. Águas limpas e calmas como uma piscina. A melhor praia da costa oeste do México.

Roqueta

Aproveite para fazer Snorkel na ilha. Por cerca de 30 reais, você pratica cerca de 1 hora do esporte, com direito a guia. Nessas água muito limpas, você terá a oportunidade de nadar juntos com peixes e outros animais marinhos. No final do passeio, os peixes vem comer na sua mão. Experiência inesquecível.

roqueta-3

Curta a praia, caminhe pelas trilhas tranquilas da ilha. Aprecie a natureza. E também a bela vista da baía de Acapulco.

Roqueta

Mas não esqueça, o barco tem horário fixo para partir. Não se atrase, pois não há hospedagem na ilha.

COMO CHEGAR?

Sendo uma ilha, a única maneira de chegar é através de barco. Em toda a cidade vendem o passeio de barco. Até mesmo na areia da praia passam alguns representantes devidamente identificados vendendo, mas tenha cuidado para não ser enganado. Basta comprar sua passagem e apresentar-se na hora marcada junto ao pier de embarque. Há saídas de pontos diferentes da orla, a considerar de qual empresa você comprou. Viajei com a empresa Dinka e sua saída ocorre em frente ao Forte de Acapulco. Confirmar valores e horários através do e-mail yatedinka@gmail.com

NÃO ESQUEÇA

Leve protetor solar (preferencialmente biodegradável para proteger a vida marinha), roupa de banho e água. A ilha tem um pequeno comércio, mas os preços são muito superiores ao continente.

ECONOMIZE

Não compre passeios no barco. Ao descer, dirija-se à praia, caminhe uns 10 minutos e encontrará o local de saída dos passeios (jet ski, snorkel, etc). Negocie os valores, e pagará mais barato que passeios negociados no barco.

 

Fernando Cezar Pauletto

Engenheiro de Produção por formação, viajante profissional por paixão. Já morou no Brasil, Estados Unidos e Argentina, e neste ano está vivendo uma experiência diferente no México.

Um comentário em “Um passeio pela Isla Roqueta

  • 20/06/2016 a 22:31
    Permalink

    Parabéns Fernando! Fantástico seu trabalho!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *