Xochimilco – a Veneza mexicana
Dificilmente alguém que ainda não veio à capital do México sabe algo sobre Xochimilco. Para quem visita a cidade, o passeio é imperdível. E não é para menos: o local é o único no mundo onde se podem encontrar chinampas. Chinampas são técnicas agrícolas pré-hispânicas desenvolvidas pelos xochimilcas. Utilizando troncos, terra, lodo e raízes, criaram ilhas artificiais sobre o lago. Em suas extremidades, plantavam árvores chamadas Ahuejote, que com suas raízes fixam as ilhas artificiais. Esta técnica tornou a área extremamente fértil, ideal para a agricultura, de onde origina o nome do local (No idioma Nahuatl, quer dizer “Lugar onde crescem as flores”).
Para quem não conhece, a capital do império Asteca era Tenochtitlán, a qual foi construída em uma ilha do lago Texcoco. A técnica desenvolvida pelos Xochimilcas se espalhou pelo lago, criando uma enorme rede de canais e plantações, principal base econômica do império.

Durante a conquista espanhola, os canais que levavam a Tenochtitlan foram fechados para cortar o suprimento de água aos Astecas. E então construiram aí a Cidade do México. Xochimilco ainda mantém 176 km de canais, dois quais 14km são turísticos. É um dos locais favoritos dos habitantes locais, principalmente nos finais de semana. Chegando ao local toma-se uma trajinera – embarcação tradicional que utilizavam os Astecas para mover-se pelo lago há centenas de anos.
O passeio de 1 hora custa em torno de $350 pesos mexicanos (cerca de R$70,00) por trajinera, independente do número de pessoas. Entretanto é necessário estar atento, pois alguns podem cobrar até $1.500 por hora. Muitos mexicanos utilizam-se desta ocasião para comemorar aniversários. Para isso, personalizam a portada da embarcação com o nome do festejado e levam sua comida para almoçar em família ao longo do caminho.
Durante o trajeto, muitos vendedores navegam em barcos menores, oferecendo aos visitantes variados itens, desde artesanato, flores, mudas de árvores, tapetes, milho que cozinham ali mesmo dentro destas pequenas embarcações e muito mais. Este contato com as pessoas que trabalham o dia todo navegando pelas águas de Xochimilco é muito interessante.
Outro destaque são os Mariachis que encontramos pelo caminho, e ao cantar tradicionais músicas mexicanas transformam esta experiência em algo único e inesquecível.
Por sua importância histórica e cultural, Xochimilco também é reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.